Qualquer tipo de transporte de cargas exige cuidados especiais que visem garantir a qualidade e segurança necessária para que os mesmo cheguem em perfeitas condições ao destino final. No entanto, quando o assunto é transporte de cargas pesadas, este material requer atenção redobrada, considerando uma série de fatores que possam garantir segurança, não somente da carga, como também do motorista e dos demais veículos durante o percurso de entrega.
Diante do exposto, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, confira dicas cruciais para garantir a segurança no transporte de cargas pesadas.
O que é o transporte de cargas pesadas?
Primordialmente, as cargas pesadas são aquelas que ultrapassam em peso e dimensões, os limites determinados pelo Conselho Nacional de Trânsito. Com isso, entre algumas dessas mercadorias estão: máquinas e equipamentos industriais, transformadores, estruturas de show e eventos contêineres, guindastes, peças de veículos, carros, entre outros.
Desse modo, é fundamental que a transportadora que atue com este tipo de transporte, tenha uma estrutura adequada para a movimentação dessas mercadorias, já que o risco de acidentes é maior e ainda resulta em grandes prejuízos.
Para realização do transporte de cargas pesadas é obrigatório a obtenção da Autorização Especial de Trânsito – AET, sendo que nenhum veículo poderá transitar sem disponibilizar a completa segurança, principalmente com respeito à sinalização.
Cuidados necessários no transporte de cargas pesadas
De modo geral, todo e qualquer tipo de transporte exige cuidados específicos. E no caso da carga pesada, os cuidados são ainda maiores e requer maior atenção, tendo como principais práticas:
Definição dos veículos adequados – Deve-se escolher os veículos compatíveis com o transporte de cargas pesadas, como por exemplo, carretas, bitrem e rodotrem. Trata-se de veículos de grande porte com maior capacidade de carga.
Planejamento da rota – Outro cuidado importante é planejar o trajeto com antecedência. Deste modo, permite-se escolher caminhos, considerados mais seguros, sem buracos ou que não haja perigo nas estradas.
Monitoramento da frota – Com intuito de aumentar a segurança, é imprescindível o monitoramento da frota durante toda viagem, o qual assegura um transporte tranquilo. Sendo assim, o uso de tecnologia tem sido cada vez mais comum nas operações e se tornado uma necessidade. Em geral, este sistema é feito via satélite, com informações em tempo real a fim de garantir segurança desde a coleta até a entrega.
Equipe treinada – A atividade do transporte de cargas requer colaboradores treinados e capacitados. Ainda mais quando o assunto refere-se às cargas pesadas, que é um serviço mais complexo, onde os motoristas precisam de treinamento específico de acordo com a legislação, os riscos e outras medidas de segurança.
Manutenção dos veículos – Realize manutenções preventivas dos veículos periodicamente a fim de certificar que os mesmos estão aptos a pegar estradas e chegar com segurança.
Atenção a segurança e documentação – Para maior segurança e tranquilidade do transporte de cargas pesadas, é primordial que os veículos possuam seguro, o qual deve incluir proteção a qualquer tipo de risco.
Além disso, é obrigatório que este transporte seja feito mediante documentação autorizada, pois tanto o caminhão, quanto às mercadorias carecem de registro e licença para transitarem.
Portanto, nota-se que os cuidados de segurança no transporte de cargas pesadas são, primeiramente, obrigações legais e que garantem maior qualidade durante o transporte, além de proteger mercadorias, motoristas e os veículos. Visto que, a partir disso, previna-se acidentes e possíveis prejuízos físicos e financeiros.