Sabemos da importância de uma logística sustentável, que promova práticas responsáveis que visem reduzir ou até mesmo eliminar a produção de gases danosos que prejudicam o meio ambiente.
Dessa forma, um importante aliado para esse tipo de ação é a tecnologia, uma vez que ela oferece softwares e ferramentas que possibilitam a melhora na eficiência, reduz os impactos ambientais e viabiliza ações sustentáveis em toda cadeia de suprimentos. Logo, entende-se que os recursos tecnológicos desempenham um papel fundamental nas operações logísticas sustentáveis, sendo uma ótima combinação para enfrentar os desafios ambientais e sociais existentes no mundo atualmente.
Posto isso, para entendermos melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos a importância da tecnologia nas operações logísticas sustentáveis. Confira:
O que é logística sustentável?
A logística sustentável é definida como medidas adotadas com a finalidade de reduzir o impacto ambiental em toda operação logística, desde os depósitos até o transporte de mercadorias.
Só para ilustrar, a redução do papel em muitos departamentos da empresa é uma forma de responsabilidade ambiental, sendo considerada uma importante estratégia na contribuição da preservação do meio ambiente.
Neste sentido, é importante frisar que os processos logísticos podem gerar diversos resíduos e emissões de gases poluentes. Por isso, a adoção de uma logística sustentável reduz consideravelmente os impactos ambientais.
Sendo assim, entre as principais medidas para garantir uma logística mais sustentável é por meio da utilização de tecnologias, tais como:
Otimização de Rotas e Planejamento:
Tecnologias como sistemas de informações geográficas e softwares de planejamento de rotas ajudam na otimização do transporte. A partir disso, diminui as distâncias percorridas e consequentemente minimiza as emissões de carbono. Logo, isso não apenas economiza combustível, mas também, percebe-se que reduz a poluição do ar e o congestionamento nas estradas.
Monitoramento e Rastreamento:
Sensores e dispositivos de rastreamento propiciam o monitoramento da localização e geram o status dos produtos em tempo real. Assim, evitam a perda de mercadorias, melhora a visibilidade da cadeia de suprimentos, além de reduzir o desperdício, visto que os problemas podem ser detectados e resolvidos rapidamente.
Gestão de Estoque Eficiente:
Os sistemas de gestão de estoque feitos por meio da tecnologia propiciam um controle mais preciso do inventário, o qual minimiza o excesso de estoque e reduz os riscos de produtos perecíveis se tornarem obsoletos e serem descartados.
Maior Transparência:
Tecnologias como blockchain podem criar um registro imutável de todas as transações e eventos ao longo da cadeia de suprimentos. Com isso, aumenta a transparência e a confiabilidade, permitindo que os consumidores tenham acesso a informações sobre a origem e o percurso dos produtos que estão adquirindo.
Uso de Veículos Sustentáveis:
Os recursos tecnológicos estão impulsionando o desenvolvimento de veículos elétricos e híbridos, bem como alternativas como veículos autônomos e drones de entrega. Lembrando que essas inovações reduzem a dependência de combustíveis fósseis, diminuindo a poluição do ar, uma vez que haverá menos emissões de gases de efeito estufa.
Redução de Papel:
Com o processo de digitalização de documentos em alta, tem reduzido o uso de papel, desse modo, ocorre a diminuição do impacto ambiental ao mesmo tempo que otimiza os fluxos de trabalho.
Economia de Energia:
A automação e o uso de sensores podem ajudar na otimização do consumo de energia em armazéns e centros de distribuição, reduzindo os custos operacionais e o consumo de recursos naturais.
Gestão de Resíduos:
Tecnologias podem ser aplicadas para gerenciar resíduos de modo mais eficiente, incluindo a identificação de resíduos recicláveis, perecíveis e perigosos, o que por consequência minimiza a disposição inadequada.
Análise de Dados e Tomada de Decisão:
O uso de tecnologia geralmente proporciona a coleta e análise de grandes volumes de dados, que resultam em uma compreensão mais profunda das operações logísticas e o desenvolvimento de estratégias mais eficientes e sustentáveis.
Inovação Contínua:
Para finalizar, a tecnologia continua a evoluir, e novas soluções estão sendo desenvolvidas constantemente, principalmente a fim de enfrentar os desafios logísticos de maneira mais sustentável, desde o uso de inteligência artificial para previsão de demanda até a implementação de embalagens ecológicas.
Portanto, entende-se que a tecnologia desempenha um papel fundamental nas operações logísticas sustentáveis. Isso porque, por meio dos seus recursos, as empresas otimizam seus processos, reduzem desperdícios, minimizam o impacto ambiental e, ainda, atendem às demandas por meio de práticas responsáveis e ambientais ao longo da cadeia de suprimentos.