A importância da logística com compromisso ambiental está diretamente ligada à necessidade de minimizar o impacto das operações logísticas, maximizando a eficiência na entrega de produtos e serviços.
As atividades logísticas são responsáveis por parte da emissão de gases poluentes por meio do transporte de cargas. Por isso, é de suma importância a adoção de práticas sustentáveis que diminuam ou compensem essa poluição que prejudica consideravelmente o nosso meio ambiente. Dado que, tais práticas impactam positivamente não apenas no que concerne à sustentabilidade, como também, na imagem da empresa perante ao cliente, o qual entende que está contratando uma organização séria e que se preocupa com o meio ambiente.
Dessa maneira, a fim de entender melhor sobre este assunto, a seguir, abordaremos a importância de uma logística com compromisso ambiental. Confira:
Redução das emissões de carbono
De modo geral, sabemos que a logística é responsável por uma parcela significativa das emissões de gases de efeito estufa devido ao transporte de mercadorias. Pois, os veículos como os caminhões, um dos utilizados no modal rodoviário, emitem gases poluentes, por conta do combustível (diesel).
Assim sendo, ao adotar práticas logísticas sustentáveis, como a otimização de rotas, o uso de veículos mais eficientes e a consolidação de carga, por exemplo, permite-se reduzir significativamente as emissões de carbono.
Preservação dos recursos naturais
A logística eficiente minimiza o desperdício de recursos naturais, como combustíveis fósseis e água. Neste sentido, isso é alcançado por meio da adoção de tecnologias mais limpas e eficientes, o uso de energias renováveis e a implementação de processos de reutilização e reciclagem, bem como pela redução do consumo de materiais de embalagem e outros recursos durante o transporte e armazenamento de mercadorias. A partir disso, promove a redução no impacto ambiental ocasionados pelas operações logísticas.
Minimização dos resíduos
Uma logística ambientalmente comprometida também se preocupa com a gestão adequada de resíduos. Posto isso, normalmente esse processo inclui a redução da geração de resíduos, o reaproveitamento e reciclagem de materiais, e o descarte responsável de resíduos, reduzindo o impacto ambiental negativo.
Atendimento às demandas dos consumidores conscientes
Com o aumento da conscientização ambiental entre os consumidores, as empresas cada vez mais têm adotado práticas mais sustentáveis em toda a sua cadeia de suprimentos, incluindo a logística. Desse modo, empresas que demonstram um compromisso real com a sustentabilidade, na maioria das vezes, ganham a lealdade dos consumidores preocupados com o meio ambiente.
Redução de Custos Operacionais
Embora inicialmente possa parecer que a implementação de práticas logísticas sustentáveis possa aumentar os custos operacionais, a longo prazo, essas práticas, na maioria das vezes, geram economias significativas.
Só para exemplificar, veículos mais eficientes consomem menos combustível, rotas otimizadas reduzem os custos de transporte e o uso de embalagens sustentáveis reduzem os custos de embalagem e transporte.
Reputação e Responsabilidade Corporativa
Os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental de suas escolhas de consumo e tendem a favorecer empresas que demonstram um compromisso genuíno com a sustentabilidade.
Neste contexto, a adoção de práticas logísticas sustentáveis não somente auxilia na melhoria da reputação de uma empresa, mas também pode atrair e reter clientes preocupados com o meio ambiente.
Cumprimento de Regulamentações Ambientais
Cada vez mais, os órgãos governamentais em todo o mundo estão implementando regulamentações ambientais mais rigorosas, visando reduzir as emissões de gases de efeito estufa e, assim, proteger o meio ambiente. Sendo assim, empresas que adotam práticas logísticas sustentáveis estão em melhor posição para cumprir essas regulamentações e evitar penalidades legais.
Portanto, a logística com compromisso ambiental é crucial para mitigar os impactos negativos das operações comerciais no meio ambiente, ao mesmo tempo em que contribui para a eficiência e competitividade das empresas no mercado atual.
Logo, essa é uma estratégia que não trata-se apenas uma escolha ética, mas também uma necessidade para empresas que desejam manter-se competitivas, ainda mais em um mundo onde a sustentabilidade tem se tornado mais valorizada e regulamentada.