Entender qual a diferença entre as operações logísticas B2B e B2C é de suma importância, visto que são dois modelos de negócios em que as vendas são o resultado final, no entanto, não torna os dois modelos de negócios iguais.
Sendo assim, o B2B, que vem da abreviação de Business to Business, o qual atende especificamente pessoas jurídicas. Logo, como o próprio nome já diz, é uma operação de negócio para negócio.
Enquanto o B2C, que significa Business to Commerce, refere-se a empresa em que sua venda é feita para o consumidor final, isto é, empresas jurídicas atendendo as pessoas físicas.
Diante desse panorama, a fim de entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos a diferença nas operações logísticas para B2B e B2C.
O que é B2B ?
B2B significa business to business. Assim sendo, este é um termo referente a empresas que vendem para outras empresas. Com isso, o objetivo de empresas com o modelo de vendas B2B é impactar outras empresas e, assim, oferecer serviços ou produtos que sejam transformados até a chegada ao consumidor final.
Neste contexto, pode-se dizer que a ênfase dessa modalidade de venda é comercializar serviços vitais para outros negócios.
Exemplo disso:
- Agência de marketing que presta serviços para empresas de tecnologia;
- Empresa de suprimentos de materiais de escritórios que atende contabilidades;
- Consultoria jurídica que presta serviços para bancos;
- Transportadora, que faz a entrega de produtos de grandes empresas.
Características específicas do modelo B2B nas operações logísticas:
Volume expressivo: a logística B2B normalmente é responsável por grandes volumes de mercadorias, na maioria dos casos, em quantidades massivas, visando atender às operações e produção das empresas.
Complexidade: De modo geral, a logística B2B envolve diversas partes e redes na cadeia de abastecimento, demanda coordenação minuciosa para garantir o fluxo eficiente dos produtos.
Equipamentos especializados: Por causa da natureza dos produtos, o modelo B2B, em alguns casos, requer o uso de equipamentos especializados, como máquinas pesadas e sistemas de armazenamento específicos.
Coordenação complexa: A coordenação entre fornecedores, fabricantes, distribuidores e varejistas é considerada essencial e também exige um planejamento cuidadoso.
Processos especializados: Implementar sistemas especializados de atendimento de pedidos, além de escolher modais de transporte adequados, são etapas cruciais para atender às exigências únicas do B2B.
O que é B2C?
B2C significa business to consumer. Em razão disso, se trata de empresas que comercializam os seus serviços ou produtos para o consumidor final. Certamente, é a modalidade de transação mais conhecida pelo público geral e abrange o varejo e os principais estabelecimentos que fazem parte do dia a dia desses clientes.
As vendas B2C costumam ser mais populares e destinadas a particularmente todos os tipos de público. Dessa maneira, um exemplo importante de empresa que atua com este modelo é o e-commerce.
Outros exemplos:
- Lojas que vendem materiais diversos, tais como de equipamentos eletrônicos até alimentos, para o consumidor final;
- Redes atacadistas, distribuidores ou indústrias que vendem produtos para pessoas físicas.
Características do modelo B2C nas operações logísticas
Pedidos individuais: De modo geral, a logística B2C atende pedidos individuais feitos por consumidores, demandando aspectos pertinentes como flexibilidade e adaptabilidade nos processos logísticos.
Entregas rápidas: A entrega rápida é priorizada com intuito de atender às expectativas dos consumidores, incluindo opções diferenciadas, como entrega no mesmo dia ou no dia seguinte.
Entrega na última milha (last mile): A etapa final da entrega, também conhecida como última milha, é primordial na logística B2C, pois contempla o transporte das mercadorias do ponto de distribuição até o local indicado pelo consumidor final.
Atendimento de pedidos individualizados: Sistemas eficientes de atendimento de pedidos e entrega rápida são pontos indispensáveis para garantir satisfação em cada transação B2C.
Foco na experiência do cliente: A entrega não é somente um serviço, mas uma experiência completa do cliente, por isso, inclui marketing, pontualidade e bem como o atendimento aos pedidos.
Afinal, qual a diferença entre as operações B2B e B2C?
As principais diferenças entre a logística B2B e B2C basicamente explica-se pelo volume de transações, o tipo de produto e as expectativas de entrega.
Devido a isso, na logística B2B, encontramos um maior volume de produtos, ciclos de pedido mais longos e processos mais complexos. Em contraste, na logística B2C, as demandas ocorrem com maior agilidade, menor volume por pedido e foco direcionado na experiência do cliente e em entregas mais rápidas.
Portanto, as operações logísticas para o mercado B2B e B2C compartilham alguns princípios básicos, porém, as nuances específicas de cada mercado e as necessidades dos clientes resultam em abordagens logísticas distintas para cada um deles.